Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Teatro Clássico e Teatro do Oprimido

Historicamente, na tradição ocidental, o Teatro dividiu-se em dois  grandes gêneros: Tragédia e Comédia. Tragédias costumam ter o nome do personagem principal no título, enquanto as Comédias são intituladas com alguma qualidade ou defeito do personagem. Exemplo de título de Tragédia: “Édipo Rei”. Exemplo de título de Comédia: “O Avarento”. Mas às vezes o título pode ser dissociado da peça.
Um texto de Teatro apresenta duas formas: texto primário e texto secundário. O primário é o diálogo e monólogo presente e o secundário é basicamente o conjunto de tudo que não é conversa, portanto, as didascálias, títulos, nomes, prefácios…
O público, o espectador é afetado diretamente. Todo e qualquer diálogo destina-se ao público. O Teatro quer de alguma forma agir sobre o espectador.
Na concepção clássica de enredo, é possível identificar uma estrutura fechada como mostra o esquema abaixo:


O Teatro do Oprimido foi fundado em 1960 por Augusto Boal e busca libertar os oprimidos de suas opressões. O primeiro passo para isso é fazer com que o oprimido tenha conciência de que é oprimido.
Em seu livro “Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas”, Augusto Boal diz que “todo teatro é necessariamente político, porque políticas são todas as atividades do homem, e o teatro é uma delas”. Assim, pode-se afirmar que o Teatro do Oprimido (TO) é um teatro, antes de  qualquer coisa, político. 
Para compreender melhor a forma como atua o TO, podemos observar a Árvore:

Imagem retirada do livro "Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas".

Com esse esquema podemos ver como o TO dispõe de diversas ferramentas que levam o espectador a refletir, com técnicas que visam tirar o corpo do automático e trabalhar todos os sentidos.

Finalizo com uma frase de Boal: “O teatro é uma arma e o povo quem deve manejá-la”.

Um comentário:

  1. Não conhecia praticamente nada de O Teatro do Oprimido, então, gostei da postagem. Já é o primeiro passo para uma pesquisa mais ampla.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade