Páginas

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Down By Law [Daunbailó] - Jim Jarmusch (1986)


Não fui muito de ter ídolos na infância, talvez porque eu ainda não soubesse das coisas que viriam a realmente importar na minha vida. Mas às vezes eu vejo essa gente, não só crianças, mas de todas as idades, indo atrás de autógrafos e fotos, eu nunca me interessei por nada disso. Nunca vi ninguém famoso, nem procurei por ver, nem pretendo procurar. Contudo, desde que eu comecei a escrever, fui criando admiração por certas pessoas. Não só os mortos, Hemingway, Faulkner, Richard Yates, mas vivos também; tampouco somente escritores, gente de todas as artes. Alguns descobri da existência esse ano, como por exemplo Leos Carax, Haruki Murakami e agora Jim Jarmusch, artistas que vão contra moda em nome daquilo que lhes agrada e lhes é real.


Down By Law (aqui "traduzido" como Daunbailó por um estagiário ainda mais preguiçoso que o normal) trata da vida de três homens, de início não relacionados, mas que vêm a se encontrar no futuro. Jack (John Lurie, famoso pelos filmes do Jarmusch e pela série de pescaria "Fishing With John", que durou 9 capítulos, sendo que o primeiro teve como convidado o próprio Jarmusch) é um cafetão com um problema financeiro que recebe uma dica sobre uma nova puta, supostamente perfeita; Zach (cantor, compositor e gênio nas horas vagas, Tom Waits), um DJ de rádio fracassado que acaba de ser chutado pela namorada e recebe uma oferta de trabalho envolvendo dirigir um carro de um ponto A a um ponto B. Os dois são presos e se encontram na cela, a qual mais tarde é adicionado Roberto (Roberto Benigni, sim, aquele do A Vida é Bela), um italiano otimista, inocente e irritante, em outras palavras, o próprio Benigni, como sempre.


O filme é muito bem filmado, deixando claro que, apesar da produção independente e de baixo orçamento - na época incomum nos EUA -, se trata de uma obra profissional e de altíssima qualidade. A começar pelo preto-e-branco bem utilizado, que acentua o peso dramático envolvendo as personagens e, de acordo com o diretor, faz com que o espectador tenha menos uma preocupação - as cores -, focando mais na história; outra coisa que ajuda é a ausência de música - salvo por algumas cenas específicas, com música do próprio Tom Waits - e as cenas longas, com poucos cortes, que permite que o espectador se insira na cela e faça parte daquele grupo de deslocados, marginais, mas inocentes de uma forma ou de outra.


Down By Law é um filme simples, honesto e forte, com uma mensagem não de todo negativa, considerando o modo em que termina. As atuações, apesar de não envolverem profissionais experientes, na época, é muito satisfatória e profunda em alguns momentos. A solidão de Zach após ser deixado pela namorada e o solilóquio de Roberto em frente à fogueira são duas cenas de destaque. Um filme surpreendente e diferente.

Nota: 5/5

Um comentário:

caixa do afeto e da hostilidade