Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Gary Clark Jr. - Blak and Blu (2012)


Na década de 80, diziam que o grande Stevie Ray Vaughan seria o novo Jimi Hendrix. Eu, particularmente, não acredito em "novo X", certos músicos são únicos, mas entendo que algumas comparações são inevitáveis. Hoje ouvi dizer que o novo Hendrix é esse cara aí, Gary Clark Jr. Uma comparação dessas atiçou minha curiosidade, então fui ver qual era a dele. Surpreendentemente, é difícil achar os discos dele na internet, pelo menos pra mim foi, mas, graças ao meu amado PirateBay, achei Blak and Blu, de 2012, e agora darei meu veredicto.

Minha mania de entregar o final das resenhas é difícil de conter, então lá vai: o cara é foda. Logo na primeira faixa, Ain't Messin' "Round, já dá pra sentir pela levada aonde o disco quer te levar: por uma viagem, cercada de guitarras distorcidas, pelo blues, rock, funk, até com uma dose saudável de country e hip hop em algumas partes. Gary Clark Jr. é um guitarrista extremamente competente, com um som bem distinto e interessante, além de uma voz suave e apropriada para o estilo que ele quer representar. Novo Hendrix? Não, nem é esse o objetivo. Excelente músico, com muita criatividade e individualidade em uma época em que tudo parece já ter sido feito? Isso você pode apostar.

São 13 faixas, com duas bônus na versão Deluxe, que eu baixei, e foi difícil achar defeitos em qualquer uma delas. Já repeti dezenas de vezes que não gosto de modernismos e efeitos de estúdio, principalmente quando a base da música é o blues, mas esse cara soube usar essas invenções de uma maneira discreta e bem agradável, assim como o Dr. John em seu último álbum.  Sugiro que, quem ler essa resenha e decidir ouvir o disco, escute faixa por faixa, com muita calma e uma garrafa de uísque pra acompanhar; é um disco pra ser apreciado. Destaques iriam pra faixa inicial, When My Train Pulls In, Glitter Ain't Gold, Numb, Please Come Home (soul da melhor espécie) e Third Stone From The Sun/If You Love Me Like You Say.

Nota: 5/5

Observação admitindo a burrice do autor do post: é difícil achar os outros discos desse cara, porque esse é o primeiro. Não existem outros. Viva o tio Google!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade