Páginas

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Esperanza Spalding - Esperanza (2008)


Já comentei da genialidade da Esperanza Spalding, mas nunca resenhei um álbum dela, não sei o motivo. Na verdade sei, resenhar um disco dela é perda de tempo, pois ela não tem defeitos para se comentar, então pra quê escrever um texto, se não existem chances da nota ser menor que 5. Mas, como eu acho que meus leitores precisam de exemplos, decidir ser específico, escolher o CD dela que eu mais gosto e falar um pouco sobre, do jeito que eu sempre faço.

Primeiro, quem é Esperanza Spalding? Ela é uma baixista e cantora de jazz, e uma das artistas mais interessantes vivas e trabalhando. Honestamente, na minha opinião, não conheço uma cantora melhor que ainda esteja na ativa. Regina Spektor meio que compete, mas é outro estilo e nem vale a pena começar a discussão. Esperanza tem um jeito simples e despojado de tocar sua música tão bem construída e trabalhada, realmente deixando transparecer seu amor pela arte e pela música, não só o jazz, mas como um todo.

Esperanza não é um disco de jazz, puramente dito. É uma mescla de blues, fusion, ritmos latinos, ritmos negros, bossa-nova (muita bossa-nova), jazz (é claro), funk e samba. Sem falar da estrutura das melodias e das composições, que são impecáveis. Se eu pudesse inventar um defeito, diria que ela é perfeita demais, mas isso não é verdade, pois ela não é dessas focadas na técnica e no estilo, faz a música dela e você que vá atrás pra escutar. Já ouvi esse álbum algumas vezes e minha impressão sobre ele só melhora, é assustador.

Destaque vai para o disco todo, mas, se eu tenho que separar algumas faixas, diria I Know You Know, Ponta de Areia (sim, versão da música do Milton Nascimento, cantada em português, com uma pronúncia melhor que a de muitos cantores atuais brasileiros), I Adore You, Samba em Prelúdio (Vinícius de Moraes, também em português impecável). Ora, ela canta e toca baixo ao mesmo tempo, muito bem e em duas línguas; tem uma banda de acompanhamento excelente; composições ótimas; músicas originais e diferentes; do que mais você precisa? Ah! Exemplos, então aqui vai.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade