Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Top 10 - Bandas de Rock Atuais



Antes da lista, leia isto aqui: Olá, você que ainda esbarra com esse canto obscuro e empoeirado da internet. Eu lancei um livro semana passada. Tá na Amazon. Talvez você goste de ler.

O link: https://tinyurl.com/yy394a8y

Meus agradecimentos a quem vier a comprar. Comprou? Leu? Gostou? Deixa lá um comentário pras pessoas ficarem sabendo que o livro é bacana.


Fazia tempo que eu não escrevia um post sobre música, é um dos meus assuntos favoritos, mas ultimamente não andei descobrindo nada nesse meio para trazer ao blog. A única notícia que acho que vale a pena mencionar é o novo álbum do Deep Purple, mas este não foi lançado ainda; tenham certeza de que, quando lançar, vou resenhá-lo.

Enquanto isso, considerando minha atual falta de tempo e conteúdo, decidi improvisar um texto rápido e formar uma lista das minhas 10 bandas de rock atuais favoritas. Afinal, como já expus em um posts anteriores, sou um grande fã do rock. Não desses que saem por aí vestidos de preto e deixam o cabelo crescer, mas desses que, se pudessem viajar no tempo, iriam ao Woodstock e morreriam por lá. O que isso tem a ver com o rock atual? Bom, é que muitos dizem que o rock morreu e não existem mais bandas boas por aí. Admito que o rock é um dos gêneros mais mal tratados da música, sofrendo com muitos representantes de qualidade, no mínimo, duvidosa. Mas não vou tão longe a dizer que o rock morreu. Está em coma, sobrevivendo com o auxílio de máquinas, é verdade, mas ainda não morreu.

Como vivo escutando essa reclamação por aí, decidi fazer esse post, não para definir qual banda é melhor que a outra, mas passar 10 boas sugestões de música para os meus fiéis leitores.

Só alguns avisos. Muitas dessas bandas já foram citadas aqui e só estou considerando bandas ainda na ativa - ou que eu não tomei conhecimento do fim -, por isso Black Crowes ficará de fora. Ah, e atuais, pra mim, são as que foram formadas no fim da década de 90 e começo de 2000. Assim eu não me sinto tão velho e consigo ser bem abrangente.

10 - Robert Randolph & The Family Band


Comecei com uma banda que não é só rock, mas tem muito de blues, soul e funk, mas que é boa demais para ser deixada de fora.


9 - Baby Woodrose


Tá aí uma banda legal. Simples, com toques de surf rock e muita psicodelia. Às vezes eles exageram nos efeitos sobre os vocais - muito eco e outras firulas -, o que me desagrada e por isso eles estão em nono. Mas ainda assim, uma das melhores bandas de rock por aí.

8 - Weird Owl


Essa eu encontrei durante uma peregrinação musical no Youtube. Encontrei muita coisa bizarra - incluindo uma banda que eu juro que usava um porco como vocalista -, mas valeu a pena por causa dessa pérola.

7 - Fuzz Manta


Tá, essa é mais pesada que as outras, mas é legal pra caralho. A moça nos vocais também é um belo diferencial. Difícil de achar na internet, mas vale o esforça.

6 - Black Mountain


Acho que de todas listadas até o momento, essa foi a que se tornou mais conhecida, por causa desse vídeo acima. De qualquer forma, é uma excelente banda.

5 - Graveyard


Essa já foi citada aqui milhares de vezes. Nem tenho mais o que falar.

4 - Three Seasons



Essa banda é de um ex-membro da Siena Root (próxima da lista). Só por isso fiquei sabendo da sua existência, foi um belo achado.

3 - Siena Root


Já mencionei essa várias vezes também. Uma das melhores bandas atuais.

2 - Electric Moon


Essa banda está aqui mais pela originalidade do que por qualquer outra coisa. As músicas são longas e... diferentes - acho que essa é a expressão que eu estou procurando. Como eles mesmos dizem no site da banda, eles são a real experiência psicodélica. Pra quem gosta desse gênero - eu -, é um prato cheio.

1 - Chris Robinson Brotherhood


Como eu não posso citar a Black Crowes, então vai a banda do vocalista deles. Essa é provavelmente uma das minhas favoritas, entre as atuais, e eles lançaram o melhor CD de 2012 na minha opinião. As músicas são originais, longas e psicodélicas. É uma experiência e tanto ouvir um disco deles.

Essa é a minha lista. Que fique claro que eu não segui ordem de qualidade e sim ordem de memória - fui lembrando e escrevendo. Senti falta de uns nomes nacionais aqui, mas a verdade é que quase não existe nada assim por aqui, infelizmente. Por falta de gravadoras que apoiem o gênero e falta de auxílio aos artistas independentes por parte dos bares e casas de show, que aparentemente só têm interesse em bandas cover. Se eu tivesse dinheiro, abriria um bar só para bandas brasileiras originais dos mais diferentes gêneros musicais, como não tenho, lanço essa ideia para quem tenha. Se vocês discordam ou tem sugestões de bandas que poderiam ter entrado nessa lista, ou mesmo bandas atuais de outros gêneros, comentem, incitem uma discussão sobre esse assunto. Gostaria muito de ouvir opiniões e sugestões musicais dos meus muitos leitores.

22 comentários:

  1. Olá!

    Adoro rock e claro que vou ver os videos que postou. Gostei quando falou que o Rock não morreu, está em coma. Concordo.. rs
    Algumas bandas atuais de rock são até boas, mas sinto falta das banda de antigamente. Essas que citou eu não conhecia todas.

    Enfim, adorei o blog e a maneira que escreve. Obviamente estou seguindo. Adorei sua visita, volte sempre!

    http://distantedoquesou.blogspot.com.br/

    Bjooss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, seja bem-vinda.
      Espero que tenha gostado de alguma dessas bandas, elas são diferentes do que se vê hoje por aí. Se você gosta das bandas de antigamente, então é seu dia de sorte, porque boa parte dessas da lista tocam como antigamente.

      Voltarei no seu blog sempre que puder sim, sinta-se a vontade para fazer o mesmo aqui e comentar no que quiser.

      Excluir
  2. se vc chama iso d rock

    ResponderExcluir
  3. ac/dc iron maiden black sabbath rhcp pink floyd amon amarth led zepilin ramones van halen guns n rose bon jovi.....

    ResponderExcluir
  4. Bom, gosto muito di rock mas não conheço muito. Vou ver se gosto de algumas déssas bandas que vc falou. Minhas bandas favoritas são:
    1= Guns N' Roses
    2= Iron Maiden
    3= System Of A Down
    4= AC/DC
    5= Slipknot
    6= The Beatles
    E assim por diante Led Zeppelin, The Rolling Stones, Nirvana. Gostaria q vc sitasse outras mas do msm nivel das que numerei. As que estão numeradas são minhas favoritas..

    ResponderExcluir
  5. Morte decretada à quem ainda acha que só AC/DC e Guns'n Roses são bandas de rock, não querendo desmerece-las, pois amo-as de paixão, porém, além de não serem as melhores, não tocam a essência do rock, pelo menos é o que acho. Ainda não vi os vídeos, mas esses comentários me deixaram meio consternada, não deu pra esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente n tem como fazer uma lista e n adicionar tanto o AC/DC quanto o GnR( apesar de eu n gostar muito da voz do Axl), pois essas foram bandas q, querendo ou não, marcaram a história do Rock com seus clássicos! Vai ser difícil você chegar pra alguém que realmente entende de Rock, tocar Patience, Sweet child o'' mine, High Voltage ou highway to hell ou Back in Black e ouvir a pessoa dizer que não conhece, ao menos, duas citadas. Com essência do Rock oq vc quer dizer ? Se vc separar bem e ver que o guns e o Ac/dc são de HARD ROCK acho q vc consegue inclui-los... mts amigos meus n consideravam nenhuma das duas, pois estava acostumados com o heavy metal e n separaram os outros tipos...
      bem, é só isso. Eu posso ter te entendido mal, mas que ambas as bandas tem a essência do rock... isso eu posso afirmar!

      Pedro Filipe.

      Excluir
  6. Obrigada pela lista! Estava procurando algo assim. Sinto falta de ouvir música boa e atual. Tenho certeza que existem, só falta encontrar.

    ResponderExcluir
  7. Aos vários anônimos. A lista é de bandas relativamente novas que tentam fazer o bom e velho rock. Quem vai continuar a tradição quando os clássicos que ainda estão vivos morrerem?

    PS: Estou ouvindo e são sugestões muito boas.

    ResponderExcluir
  8. pqp se vc acha ki isso e rock atual se mata

    ResponderExcluir
  9. Gosto de Rock setentista e tive preconceito com bandas novas, mas como dizia o Velho Raul: Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.....vamo abrir essa mente e ouvir as sugestões.. pelos videos acima tenho certeza que é a gente que ta matando o Rock n Roll não dando oportunidade pra novas bandas, tem muita coisa boa por ae....

    ResponderExcluir
  10. Precisamos traser o rock a musica boa de novo to canssado de sertanejo universitario e funk. Todo show so da isso ,quando e qnos vamos ter direito de escolha de novo ,tamu esquecido por ae isso nao e justo

    ResponderExcluir
  11. Gostei das bandas mas poderia ter um Linkin park ali

    ResponderExcluir
  12. Linkin Park nem banda de Rock é!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. link park e a melhor banda de rock do mundo

      Excluir
  13. Legal essa postagem! Ouço muito rock das antigas e dos anos 90, então tenho uma certa dificuldade em aceitar coisas novas. Acho que não conhecia nenhuma dessas bandas que tu citou, por sinal. Vou dar uma conferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários anônimos é que estragam esse post. Evito passar por aqui desde quando eles surgiram.

      Eu também escuto mais rock década de 60 que qualquer outra coisa, mas essas bandas aí representam bem o gênero. Fiz um top 10 com década de 90 algum tempo atrás, mas não chamou tanta atenção: http://delirandoeescrevendo.blogspot.com.br/2013/10/top-10-bandas-de-rock-dos-anos-90.html
      Espero que goste das bandas.

      Excluir
  14. Uaul! Que lista!
    Não gostei de todas, mas isso é muito pessoal. O que importa é que todas atendem a proposta que você explicitou no seu texto.
    Puts, só estou chateada por ter demorado tanto a achar essa lista de sugestões, já estava meio saturada das bandas que eu andava ouvindo e caçando novas. Das citadas na lista, eu só conhecia a Graveyard... Que, aliás, se eu fosse citar alguma performance deles, viria a versão de "uncomfortably numb" que eles executaram da forma mais linda do muuuundo!
    No mais, apesar de fugir um pouquinho do que você propôs, incluiria a lista de bandas novas e que eu considero de qualidade:
    - Blues Pills
    - Rival Sons (tô em um caso de amor com essa banda há um tempo)
    - Wolfmother.

    Obrigada pelas dicas! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um comentário produtivo depois de dois anos? Não acredito.
      Blue Pills definitivamente estaria na lista, se eles já tivessem gravado alguma coisa na época da postagem. Provavelmente os incluirei numa futura postagem de top 10 dessa metade de década.
      Rival Sons eu não conheço, vou procurar.
      Wolfmother... então, é o que você falou de gosto. Não consigo me entender com eles. Gosto de umas 3 músicas, mas é só.

      Não há de quê. Volte sempre.

      Excluir
  15. Ja ouviram Quarto Astral? psicodelia com grandes arranjos ao estilo Hendrix

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade