Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Regina Spektor - What We Saw From The Cheap Seats (2012)


Antes de começar a resenha, um breve anúncio. Agora eu faço parte da rede social Wattpad. Que porra é essa? - você pergunta. Um lugar onde as pessoas vão compartilhando contos e postando histórias. Interessante, não? Também achei quando ouvi sobre isso nesse blog. Então mate sua curiosidade e me visite aqui

(E agora para algo completamente diferente...)

Sabe aqueles músicos que, quando você conhece, você se pergunta: "como é que essa pessoa está gravando desde 2001 e eu só fui conhecer agora?" - Esse é o caso da resenha de hoje. Primeiro de tudo eu tenho que fazer um breve agradecimento à minha baiana favorita, Vanessa Cardoso - que escreve este blog, o qual todos deveriam acompanhar, porque ela é um talento e tanto - por ter me sugerido as músicas dela. Então, obrigado Vanessa!

Quanto ao álbum, é bom que fique claro que tudo que será dito se refere somente à esse disco especificamente, já que, pelo que eu pude ouvir, o estilo dela é muito variável. Este tem um toque mais pop que, no início, me deixou um pouco desconfortado, mas com o tempo eu fui me acostumando e a voz e o piano da Regina me levaram a novas formas de relaxamento que eu nunca antes havia conhecido. A maior parte das faixas tem um ritmo mais lento e romântico, com algumas exceções, mas não muitas. Prestando atenção é possível sentir as influências de jazz, soul e blues que ela carrega em sua música, principalmente "Oh Marcello", que tem interpolações de "Don't Let Me Be Misunderstood", do Bennie Benjamin. 

As músicas são bem curtas, a mais longa tem 4:55, e todas seguem o mesmo padrão de qualidade, tornando-se difícil de apontar destaques ou falhas. O único problema que eu pude perceber, e ele é muito pessoal, foi "All the Rowboats", que extrapola nos modernismos e efeitos de gravação e baterias eletrônicas - interessante que essa é a faixa mais rápida. "Ballad of a Politician", também tem esse problema, embora não seja tão notável. Mas o único problema está nos efeitos, já que a letra e a melodia são bem interessantes e o piano continua genial. 

É meio óbvio isso, mas o destaque realmente está na Regina. A voz dela, combinada com o seu conhecimento de piano clássico, é simplesmente fantástico. Essa foi provavelmente uma das melhores musicistas que eu conheci recentemente, atrás somente de Esperanza Spalding, eu acho. Sugiro àqueles que gostam de boa música.

(um dia depois do post)*Tão bom que até esqueci de dar nota: 4,5/5





Um comentário:

  1. Eu adorei, não só as músicas, que eu não conhecia, mas também o wattpad, que também não conhecia, me inscrevi. Obrigada pela dica! :)

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade