Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

Enquanto ela passava



Eram dez da manhã de um sábado chovia em Fortaleza quando eu a vi. Descia a rua calmamente, ela vinha na minha direção. Fotografei em minha memória em quadros perfeitos seus trejeitos: simples movimentos. Foi a primeira vez que a vi, depois seguiram se outras vezes, mais memórias, mais detalhes; o sorriso dela, o jeito dela dar sinal pro ônibus, o perfume natural dela na penumbra cheio de insígnias sobre o vento da noite. Ela nunca vai me notar, mas como na música do Ben Jor: “eu não me importo...” Ela me trás uma sensação de alegria e raiva. Natureza morta; sentimento vivo em meu peito. Eu coloquei-a no meu altar, não quis desmitificar seus jeitos. Preciso de uma musa inalcançável para sobreviver nesse paraíso de tísico. Ás vezes no auge da tristeza lembro dela. Na forma que o seu cabelo faz quando dobra a esquina, e suas ancas, finas, traçadas, bordadas em perfeitas linhas inacabadas. Imperfeitas. Metaliguistica. Seus peitos, seus pentelhos imagino, não minto. Seu tom de voz: entre a preguiça e a pressa, sua canção predileta, seu jeito de gargalhar, seu jeito de acordar. Não vejo mais ela. Mudei de mim.  Simplesmente mudei. Fui para bem longe dali, mas qualquer dia desses ainda a espero. Quem sabe? O mundo não é tão grande assim. 
Três sinais
O primeiro é quando te beijo no lago do céu como uma estrela matutina. Caiu logo de boca no teu corpo pela manhã. No teu pescoço logo esqueço meus dentes, pescoço, meu fruto preferido; beijo e desbeijo. Mordo-o calmamente, sou meio vampiro meio louco maldito. Chupões, marcas, estigmas e, essa tua nudez... volta e meia você morde meus lábios sangro e acabo, acabamos por aqui.

O segundo é quando te perco na multidão. Deve parecer vertigem minha. Você sumindo devagar entre corpos remotos meu coração disparando e, tudo silenciando abruptamente. Você parte, eu fico ficando. Sem chão; eu me abandono. Não insisto continuo na inércia perdido em devaneios insolúveis. Continuo caindo.

O terceiro é quando tenho certezas sobre nós. Você e eu na mesma cama contando vantagens sobre o mundo. Parece até que o universo não sobrevive sem nós. Temos medo, temos tudo, a cura o sonho e, todos parecem não entender isso. Nossos corpos correm como o rio que beija os pés do canavial. Quase somos confundidos com estrelas por que continuamos caindo. Esperamos. Continuamos depois.      


"a beleza mais feia possível continuará sendo o padrão de estética artístico"

 
A inspiração existe?
Sim, caros leitores (e futuros escribas). Tudo na vida é eco de alguma coisa do nosso subconsciente. Sem mais delongas: inspiração é coisa que botam na sua cabeça. Platão dizia que: “qualquer um se torna poeta quando sofre de amor” e muitos outros levantavam voo sobre essa questão meio (quase) mítica. Um dos pensamentos que sou de acordo vem do grande poeta e conterrâneo meu Chico Miranda que afirmava: “não foi preciso que me beijasse a boca para que me tornasse poeta.” Ou seja, é um Platão com mais (in)verdades. A musa, bela molhada, garota de Ipanema, loira, morena, mulata da cerveja... é uma invenção do nosso imaginário masturbatório, não? A estética é a priori do artista, mesmo ele negando dizendo que não. É. Não é? O mundo é dividido por células de dois pólos, então, a beleza mais feia possível continuará sendo o padrão de estética artístico e, como diria o cantor brega pop Falcão: “as feias que me perdoem, mas feiúra é de lascar” e é disso que o povo gosta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade