Páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chung Hing sam lam (Amores Expressos) - Wong Kar-Wai (1994)




 Antes de qualquer coisa, é com muito orgulho que eu lhes informo que uma resenha minha de "Cisne Negro" foi postada no blog Universe for Words. Pra você que não conhece, esse blog é comandado por uma garota muito talentosa chamada Julia Helena, mas que atende por Coral, e é cheio de resenhas de livros, comentários sobre hábitos de leitura, fotos e textos sem tema definido, tudo de autoria da própria Coral. Se você não conhece, vá logo até lá e siga ela também. E não se esqueça de dar uma olhada na minha resenha.

Agora vamos ao filme da vez. Se eu fizesse uma lista dos meus diretores favoritos... bom, seria uma lista longa pra cacete, mas que eu me esforçasse para resumir tudo que eu gosto no cinema, em uma lista de 5 diretores, ela seria composta de: Godard, Tarantino, Woody Allen, Bergman e Wong Kar-Wai. Essa não é a minha lista dos melhores, mas daqueles que me afetam de forma pessoal. E é do Wong Kar-Wai o filme que eu resenharei hoje - para vocês que estão contando, é o terceiro dele aqui.



A história é dividida em duas partes, interligadas, mas não relacionadas, girando em torno da vida de dois policiais em Hong Kong e suas vidas amorosas. Policial 223 (interpretado por Takeshi Kaneshiro) - isso não é piada, esse é nome do personagem nos créditos - perdeu a namorada faz quase um mês. 1º de abril, data de seu aniversário, o mês se completa. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda sofre pela perda e faz loucuras como, comer dezenas de latas de abacaxí em conserva estragadas, ou prestes a estragar - assistir ao filme não vai te ajudar a compreender esse ato. Até que, num bar, ele cruza com uma misteriosa traficante - nos créditos ela é "mulher da peruca loura", interpretada pela Brigitte Lin -, que acabou de ter um dia péssimo.
Eu sei o que você está pensando: - ela deve ser aeromoça. - Acertou!
 
 
Então passamos a acompanhar o policial 663 (Tony Leung Chiu Wai), que parecia viver bem com a aeromoça (interpretada pela miss Hong Kong, Valerie Chow) - esse é um filme minimalista com nomes. Até que ela termina com ele. Faye (Faye Wong), uma adorável atendente de lanchonete, que ama a música California Dreamin', do The Mamas & The Papas, passa a se interessar pelo policial, mas ele a acha muito masculina para o gosto dele, no início. Ela continua insistindo e ele vai se apaixonando.

Isso provavelmente não faz o menor sentido, mas mulheres asiáticas me lembram coelhos...

Eu realmente gosto dos filmes do Wong Kar-Wai e da forma que ele trabalha gênero. Esse filme é um romance, no entanto, carrega traços do gênero policial, e nunca se entrega aos típicos clichês do drama romântico - nem é um filme tão dramático assim. Ele simplesmente conta uma história muito comum, e a torna interessantíssima e muito bela de se assistir. As técnicas de direção dele, o bom uso das cores e da música, estão presentes e, mesmo esse filme tendo sido feito as pressas, dá para ver que foi feito por amor e por diversão. Dava pra falar mais sobre, mas deixa pra lá. Assistam, porque é excelente, é só isso que eu tenho a dizer.
 
 
Nota: 5/5

2 comentários:

  1. Que legal sua resenha ter sido postado no blog da Carol. :)

    Você gosta bastante de filmes antigos, né?
    Eu gosto também e de músicas antigas também.

    Não conhecia esse filme ainda, vou ver se consigo assistir por esses dias. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, gosto de filmes antigos. Músicas e livros também.
      Mas eu não consideraria esse filme velho. 94 não é recente, mas velho é exagero. Se tiver a oportunidade, assista tudo que for do Wong Kar-Wai, ele é um dos melhores cineastas vivos.

      Excluir

caixa do afeto e da hostilidade