Páginas

sábado, 28 de julho de 2012

Momento Cultural 3.1 - Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge



Como todos vocês sabem, existe um filme por aí, meio desconhecido, cult, chamado Dark Knight Rises (Batman - Cavaleiro das Trevas Ressurge), que eu acabo de ver, na verdade cheguei há algumas horas do cinema e decidi postar meu parecer (sem spoiler por enquanto, talvez faça uma versão com daqui há uns dias), fazendo, então, dois momentos culturas em uma semana. Não se acostumem leitores imaginários.

Inicialmente quero deixar claro que gostei muito da trilogia. Batman Begins foi ok, Cavaleiro das Trevas foi excelente e Ressurge, na minha opinião, meia boca. Melhor que o Begins, mas com potencial de ser muito melhor do que realmente foi.

Gostaria de começar falando da Anne Hatthaway. Não me lembro de um dia ter visto um filme bom dela, não tanto por sua capacidade de atuação, mas por culpa do roteiro e direção dos filmes que, em geral, já são péssimos. Quando ouvi que ela seria a Mulher-Gato pensei, "fodeu", mas estava errado. Ela roubou a cena, se tornando, talvez, a melhor Mulher-Gato entre os filmes do Batman. É verdade que ela não é um ser humano com poderes de gato, e sim, só uma ladra muito habilidosa e inteligente, com jeito felino, o que, como a trilogia do Nolan foca no realismo, é muito bom. Nenhuma reclamação quanto ao papel dela, surpreendente.

Os outros personagens mantém seu padrão. Nem vale muito a pena gastar texto com eles, pois todo mundo sabe que são ótimos, então vou direto ao Bane. Também excelente, quase tão bom quanto o Coringa do Ledger, muito carismático como todo o vilão deve ser. Pelo menos foi isso que eu pensei até os momentos finais do filme, quando a merda acontece.

Não quero dar nenhum spoiler, e não o farei, mas a palavra que me vinha em mente durante todas as reviravoltas das cenas finais era - desnecessário. Problemas que provavelmente foram causados por falta de atenção do roteirista em meio aquela trilogia grandiosa. O principal problema, pra mim, foi o clichê "enrolar para que tudo se resolva no último segundo". Talvez antigamente, isso trouxesse mais emoção, mas hoje, filmes desse tipo, não vão mais surpreender. Com toda a destruição e derrota, é claro que no fim tudo vai dar certo, pra que esperar o último segundo?! E esse truque não acontece uma só vez. Acontece inúmeras! Decepcionei-me ao ver um filme, relativamente, inovado, em se tratando de filme de super herói, utilizando um artifício tão barato.

Se eu pudesse dar spoilers, teria um texto maior e mais elaborado, mas por enquanto é só. O filme é excelente, poderia ser melhor que seu antecessor, se não escorregasse logo no final, que é tão importante para o filme.

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de assistir... Seria realmente complicado superar o Dark Knight, mas se for um filme que consiga manter o ambiente e o estilo dos outros dois, valerá a pena assistir. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, não quero dar spoilers, mas se você prestar bem atenção no final do filme, o momento Shyamalan desnecessário, ao invés de dar ao filme uma surpresa agradável, estraga a coisa toda (isso porque eu sou chato e detalhista pra caralho, ninguém mais no cinema ninguém pareceu notar isso, logo não é o bastante para prejudicar o filme).
      obs.: Puta que o pariu! O primeiro comentário, que alegria!

      Excluir

caixa do afeto e da hostilidade