Páginas

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Top 10 - Bandas de Rock dos Anos 90

Há um bom tempo, fiz uma lista das melhores bandas de rock dos anos 00. Esse acabou por ser meu post mais bem sucedido, com uma porrada de visualizações e comentários vindos da nata da sociedade anônima da internet, como por exemplo: 
"Bom, gosto muito di rock mas não conheço muito. Vou ver se gosto de algumas déssas bandas que vc falou. Minhas bandas favoritas são:
1= Guns N' Roses
2= Iron Maiden
3= System Of A Down
4= AC/DC
5= Slipknot
6= The Beatles
E assim por diante Led Zeppelin, The Rolling Stones, Nirvana. Gostaria q vc sitasse outras mas do msm nivel das que numerei. As que estão numeradas são minhas favoritas.." (FERREIRA, Maicon, 2013).

Sintam a jenialidade das palavras e a beleza da hortografia. O vasto conhecimento de um cara que pede que Beatles seja incluso em uma lista das melhores bandas dos anos 2000. Um erro? É você que se engana em pensar assim, pois é mais que óbvio que tal connoisseur da arte da música nunca cometeria tal crime, apenas faria referência a atemporalidade daqueles mestres do passado. Certamente se tratam dos dizeres de um sábio, mas que eu ainda assim tomei a liberdade de ignorar. 

Hoje, talvez por ganância ou masoquismo, decidi preparar uma lista das melhores bandas de rock da década de 90, podendo incluir aquelas que nasceram em meados de 88 ou 89, mas que só fizeram seu nome realmente na minha década de nascimento. Repito como na lista anterior que não se trata de uma lista comparativa, falando de quem é melhor que quem, apenas uma opinião pessoal, sendo o ranking irrelevante.

Pra que as pessoas entendem meus critérios, já que não estou falando de melhor ou pior, meus padrões de decisão foram: o quanto eu gosto da banda, quão bem ela sobreviveu com o passar do tempo, se a qualidade da música ao vivo é condizente com a de estúdio e se a discografia da banda é sólida; além disso, tampouco quero fazer uma listagem óbvia, só de bandas conhecidas - agora vocês sabem. Com essas palavras, dou início ao:

Top 10 - Bandas de Rock dos Anos 90

10 - North Mississippi Allstars
Tá, eu trapaceei com esses...O primeiro disco deles é de 2000, mas eles se juntaram em 1996 e eu me esqueci deles para a lista dos melhores de 00, então fica como uma retratação para meu esquecimento. De qualquer forma, a mistura que eles fazem de rock e blues, com um pouco de funk aqui e ali e muita improvisação, é excelente. Se não fosse a data de surgimento deles, os colocaria em uma posição de maior destaque (mas a colocação é irrelevante, Raphael, para de se contradizer, porra).



9 - The Brian Joneston Massacre
Eu tenho uma relação de amor e ódio com essa banda, mais ou menos como eu tenho com toda a geração da década de 90. Às vezes eles fazem rock psicodélico da melhor qualidade, outras eles decidem encher a música de efeitos eletrônicos... Não sei, mas quando é bom, é ótimo (boa essa frase, sr. escritor).



8 - Tito & Tarantula
Um Drink no Inferno, Salma Hayek dançando. Já falei o suficiente.




7 - The Derek Trucks Band
Nem sei se chega a ser rock, mas Derek Trucks é um dos melhores guitarristas vivos, tanto que toca pra The Allman Brothers Band. A banda solo dele faz uma puta mistura, desde soul até música tradicional indiana. (O quê? Você achou que ia ter uma frase engraçada pro texto anterior? Mas nem fodendo que eu vou ficar fazendo isso toda hora!)



6 - Júpiter Maçã
Brasileiro, um dos poucos psicodélicos vivos, mas quase esquecido infelizmente...



5 - Blues Traveler
Uma coisa que vocês devem ter reparado nessas duas listas, todas as melhores bandas contemporâneas tentam imitar as do passado. Essa é outra, mas ela imita muito bem.



4 - String Cheese Incident
Essa é a mais desconhecida da lista, eu acho. Mas é uma das melhores. Orfãos de Grateful Dead mesmo.


3 - Gov't Mule
Falei deles recentemente, naquela resenha tem tudo que eu acho e eles não estão em 3º atoa. (já falei que acabaram os comentários sobre os comentários, para de insistir)



2 - Black Crowes
Depois de uma lista dessas, as primeiras posições só poderiam ter as melhores bandas da atualidade, não é? É. Então, já fiz um post em 3 partes desses caras, falando da discografia inteira, mas não canso. Assim como eu já escuto essa banda faz sei lá quantos anos e também não canso. São músicos que se importam com música, sabe?


1- Dave Matthews Band
Não sei se dá pra chamar eles de rock, não me importo. Os caras são fodas e isso basta. Uma das melhores bandas ainda na ativa, surgidas na década de 90. Fiz resenha de um discos deles aqui, mas não foi o suficiente, outro dia falo da discografia toda - é uma promessa.



É isso. Sintam-se livres pra fazer sugestões e adições nos comentários, só evitem falar bandas que não são da década de 90, que nem o amigo do comentário no começo do post fez (evitem falar de bandas ruins também, já que estou falando nisso). Por hoje é só, divirtam-se com os vídeos.

Um comentário:

  1. Caramba! Não lembrava dessas bandas, nem dos nomes das músicas (muito menos né), mas quando ouvi, foi nostálgico! Aquela coisa de quando a gente é criança, ouve no carro do pai mas nunca se interessa em saber nome, depois de anos é que descobre. Ah, quanto tempo não ouvia Jupiter Maçã! Adorei! Aliás, como estás contraditório hoje!

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade