Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Momento Musical #8 - Them, Patti Smith, Wanda Jackson

Tentando ao máximo fazer jus ao jeito desregrado de juntar discos para o momento musical, não me preocupei em nada em relacionar os artistas. Acaba acontecendo, mas acho que dessa vez consegui misturar legal. Cobrirei 3 décadas com a postagem de hoje e espero que vocês escutem os discos. Eu sei, é uma audição de uma hora cada, talvez vocês preferissem que eu só jogasse aqui as faixas principais de cada artista e deixasse a pesquisa posterior nas mãos de vocês. Não. O objetivo aqui é justamente mandar à merda o hábito de ouvir só os hits. Quero reviver o álbum de um jeito ou de outro e, se isso não te interessa, tem gente pra cacete por aí postando só hits. Divirta-se com o Google/Youtube e saia da minha propriedade (visualize aqui Clint Eastwood te apontando uma escopeta).

Them - The Angry Young Them


Vocês já devem ter ouvido falar do cantor/compositor irlandês Van Morrison. Vou acreditar que sim e pular as apresentações. Se não conhece, você me envergonha, vá se redimir agora. Bom, Van Morrison começou na banda Them, e esse é o primeiro disco deles. A banda em si tá esquecida desde que o Van Morrison seguiu carreira solo, mas é muito bom. Típica banda de garagem da década de 60, entre o blues e um psicodélico primitivo, com direito a composições próprias, como Gloria, que se tornou o hino da banda e foi gravado por uma porrada de gente, a exemplo: The Shadows of Knight, The Doors e...

...Patti Smith - Radio Ethiopia


Tá, esse não é o disco que tem a versão de Gloria - esse seria o Horses -, mas não consegui achar completo no Youtube. Claro que eu conto que o leitor que goste dos discos apresentados aqui corra atrás da discografia completa do artista em questão. (Não, eu não acho que superestimo vocês.) Não é aquele disco, mas é o segundo da Poeta Laureada do Punk, não muito bem recebido na época, mas hoje melhor compreendido, tendo sobrevivido o passar dos anos. Patti Smith não recebeu seu título sem motivo, ela é uma excelente poeta e expõe isso na música dela, trazendo lirismo ao punk, um gênero nada lírico. Não sou o maior fã de Punk Rock, mas de Patti Smith eu gosto, ela dá um bom nome ao gênero.

Wanda Jackson - Capitol Records 1956 - 60


Wanda Jackson, a chamada rainha do rockabilly. Viva até hoje, mas seguindo uma linha mais country/gospel. Na década de cinquenta, ela era foda. Não devia nada a gente como Buddy Holly e Charlie Feathers. Esse disco é uma coletânea da fase rockabilly. Eu sei, tenho meus contras quanto à antologias, coletâneas, best ofs etc. Mas esse é bom, representa bem as músicas de qualidade dela. 

É isso. Divirtam-se crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade