Páginas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Black Crowes - Obra Completa (Parte 3)

 
 
Após o quebra-pau e o divórcio da banda após o Lions. Cada músico tentou uma carreira solo, que não realmente deu certo, embora o guitarrista Marc Ford tenha lançado um álbum excelente. Em 2006, após muita terapia, a banda se reuni e grava um CD/DVD ao vivo, com todos os grandes clássicos da banda, chamado Frek 'n' Roll... Into the Fog. Não vou perder tempo resenhando esse disco, pois é bem simples. A banda é foda, a setlist desse show foi foda e ao vivo os caras são ainda melhores que em estúdio.
 
O que realmente interessa nessa parte 3 da análise é que, após esse show, a banda continuou sem gravar nada. Até que do nada eles mudaram a formação, trocando o tecladista Eddie Harsch e o guitarrista Marc Ford (ambos favoritos dos fãs), por Adam MacDougall (não sei do currículo desse cara, mas ele é um bom tecladista) e Luther Dickinson, o guitarrista e vocalista da banda North Mississippi Allstars, que por sua vez, é foda pra caralho. Essa nova formação gravou em 2008 e 2009 dois álbuns em um estúdio em Woodstock.
 
Warpaint (2008)
 
 
 
Eu não sei se foi a mudança na formação que diminuiu as divergências criativas e permitiu que o lado "Deadhead" da banda ganhasse voz, mas esse álbum é muito bom e completamente diferente dos seus antecessores. Na verdade, eu não gosto de comparar este e seu sucessor, com os discos anteriores da banda. A Black Crowes sempre foi conhecida pelo seu saudosismo e amor pelos grandes clássicos do passado, fazendo uso de fitas e métodos arcáicos de gravação, ao invés do digital que tornou-se padrão na indústria musical atual. Todas essas influências e paixões são refletidas claramente em Warpaint. É notável as influências do folk e do country, que era comum nas bandas da era "flower power", como The Band, Grateful Dead (essa é, provavelmente, a minha banda de rock favorita) e até mesmo Rolling Stones no fim da década de 60 (essa última, a Black Crowes já foi acusada por vários críticos, de copiar descaradamente. Eu discordo. A influência existe e é óbvia, mas não é uma cópia exclusiva. Quando uma banda cópia cerca de 5 ou 6 outras bandas diferentes, essa pode ser chamada de original - quase como um filme do Tarantino). A psicodelia também está presente, as letras são poéticas e a improvisação tornou-se ainda mais presente. Pra mim esse é um dos melhores discos da banda e um dos melhores dos anos '00 (é assim que chamam a primeira década dos anos 2000?).
- Nota: 4,5/5,0
 
 
 
  Sem comentários cômicos dessa vez... Tá bom, eu não aguento, quando foi que o vocalista virou Jesus?
 

 
Before the Frost... Until the Freeze (2009)
 
 
 
Agora a banda botou pra foder. Esse álbum é perfeito. Before the Frost reune o rock psicodélico; o country; o folk; uma faixa meio disco, mas ainda assim muito boa; os improvisos de sempre, enfim, tudo que a banda tem de bom, está nesse álbum, e como se não bastasse, se você estiver em um clima mais relaxado e quiser um álbum mais acústico e quase puramente folk, aqueles que compraram o álbum original, receberam inteiramente "de grátis" o direito de baixar o ...Until the Freeze, que é justamente isso. Ou seja, é perfeito e capaz de agradar a qualquer um que tenha um mínimo de bom gosto. Se você não gosta desses discos, saia já deste blog! Esse território não é pra você, infiel!
 
Isso não é tudo. Pra completar, o álbum foi gravado inteiramente ao vivo no estúdio, com uma platéia de 300 sortudos. Você que lê isso, talvez não leve música tão a sério quanto eu e não consiga perceber o quanto isso é arriscado e difícil de se fazer, mas saiba que, nenhum, repito, nenhum músico hoje se arriscaria a fazer uma coisa dessas. Isso se chama profissionalismo e amor pela música. Eles estavam pouco se fodendo se a reação inicial fosse negativa, eles sabiam que o trabalho era bom e, se alguém pensasse o contrário, estaria errado. Mesmo assim não aconteceu, é possível perceber em meio aos aplausos que dividem as faixas, que todos estão adorando as músicas e se sentindo naquele clima hippie, quando os músicos eram humanos e amavam sua obra e aqueles que compartilhavam desse amor. Isso, meus caros, é música!
- Nota: 5,0/5,0
 
 
 
 
Sim, é exatamente isso que vocês estão pensando, existe uma música disco boa nesse universo!
 
 
 
Sem mais, se antes desse post, você não conhecia essa banda. De nada.
 
 
Tá bom, tá bom. Um cover do Velvet Underground pra encerrar.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

caixa do afeto e da hostilidade