Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Alice - Jan Svankmajer (1988)


Certas histórias têm aquele tom atemporal, não é? Têm décadas de vida, acompanharam gerações, mas sempre mantém seu valor cultural. Outras, ainda melhores, são ambíguas o suficiente para sempre carregarem um sentido diferente sempre que são recontadas ou adaptadas. Isso explica o número de adaptações em cima da clássica história de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Isso ou é porque está em domínio público.

Eu não tenho nada a dizer quanto a isso.
Vou começar deixando bem claro que não li o original, embora esteja em meus planos, acho que vi o desenho, mas isso já deve fazer uns 15 anos, não lembro de nada, ainda assim, como todo ser humano que não passou a vida embaixo de uma pedra, eu conheço a história. Só que, dentre todas as adaptações, essa é a primeira que realmente me chamou a atenção.
Ainda nada.
Essa versão não muda muito na história. Alice é uma menina que um dia vai parar em um mundo mágico, sem regras, cheio de criaturas bizarras. Como ela vai parar lá? Isso depende da sua interpretação e da versão que você está assistindo. A diferença entre esta versão checa e as outras está na execução. 

AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHH!!!!
Enquanto as versões mais conhecidas focam no lado infantil, este foca no bizarro e surreal, deixando clara a atmosfera logo no começo, quando Alice (Kristýna Kohoutová, uma criança competente, mas que nunca mais trabalhou como atriz, aparentemente), ao seguir o coelho pela gaveta que serve de "portal" para o País das Maravilhas, se corta com um compasso, significando que, nessa versão, Alice pode se machucar. 

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHH!!!!!!!
Outra diferença é a estética das "criaturas". Ao invés de desenho animado ou computação gráfica ou seres humanos fantasiados, essa versão faz uso de stop-motion com bonecos e uma forma tradicionalmente checa de teatro de marionetes. Isso torna o filme, se não mais realista, mais aterrorizante. Sim, por mais que o filme diga logo na primeira fala que se trata de um filme para crianças...não é um filme para crianças. Tem seu lado infantil, mais ou menos, mas as criaturas podem servir de combustível para pesadelos até dos adultos. Sem falar da forma surreal como tudo se move e o clima sombrio, sem música e com apenas uma voz dublando as personagens, da filmagem. Essa Alice é bem diferente das outras, apesar de existir versões que foquem no lado sombrio da história, essa consegue equilibrar os dois lados, deixando tudo ainda mais estranho, o que era o objetivo do diretor, que disse estar desapontado com as outras versões do filme, que o interpretam como conto de fadas, enquanto ele queria filmar um sonho amoral - isso ele conseguiu.

PUTA QUE O PARIU!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH!!!!!!!!!!!!!
MEUS OLHOS!!!!!!!!!!!!
Uma coisa que pode distrair o espectador são as falas, sempre seguidas de um close na boca de Alice dizendo: "disse o Chapeleiro" ou "disse Alice" ou "Alice pensou consigo mesma". Fica chato depois da 6 vez, pior na versão que eu baixei, dublada em inglês pela Camilla Power, que tinha uma voz bem irritante na época, não sei dizer hoje. Creio que o objetivo fosse separar a história da realidade e realmente incomodar quem assiste, o que é comum no surrealismo, sendo assim, cumpriu seu papel. Existe uma versão legendada e com o áudio original, mas eu só fui descobrir isso depois. Se você está pensando em ver esse filme depois da resenha, procure a versão com o áudio original, deve ser melhor.

Tá, agora o filme acabou de ficar falicamente obsceno...
Se você é admirador da obra original, busque ver esse filme, ou mesmo se você não conhece o original, mas quer uma visão diferente da história (que é o objetivo de toda a adaptação), essa talvez seja a melhor, mas eu não tenho conhecimento o suficiente para afirmar. É estranha, surreal e até assustadora em alguns pontos, mas é brilhante, justamente por causa disso.

E o filme termina da única forma que poderia terminar, considerando as coisas que essa criança teve que presenciar...Alice é uma psicopata.
Nota: 5/5


2 comentários:

  1. Essa Alice é a mais "Alice" de todas as Alices!

    ResponderExcluir
  2. Quero assistir! Não gosto do livro da Alice, mas esse filme parece legal. Acho que a parte que mais gostei foi o lado sombrio. :)

    ResponderExcluir

caixa do afeto e da hostilidade